segunda-feira, 26 de maio de 2008

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM

Sobre o Enem
O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
Como primeira fase;
Combinado com o vestibular da instituição;
Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Acesse a proposta apresentada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Matriz de Referência para o Enem 2009

Nota de aprovação da Matriz de Referência - Representação da Andifes no Comitê de Governança
Nota de aprovação da Matriz de Referência - Representação do Consed no Comitê de Governança

Olimpíada de Língua Portuguesa

A oportunidade de os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm está chegando com a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos.
A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.
Vamos nessa, nossa escola irá participar.

http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

É um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática.
Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país.
Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país.

Dentre essas atividades, destacam-se:

  • A produção de material didático que vem sendo amplamente utilizado em vários projetos;
  • O Estágio dos Professores premiados, que permite a professores de todo o país o contato com material didático de excelência;
  • O Programa de Iniciação Científica Jr. que envolve alunos premiados com bolsa do CNPq, e professores orientadores em pólos de atividades espalhados pelo país;
  • Encontros com alunos premiados e seus professores, visando promover a inovação e o aprimoramento acadêmico nas atividades das escolas participantes da OBMEP.

Em 2008 a OBMEP chega a sua quarta edição. Em 2007, a OBMEP contou com a participação de mais de 17 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros.

Venha conferir. Também estamos participando dessa olimpíada;

http://www.obmep.org.br/

Fonoaudiologia Gratuita - Feevale

Feevale realiza atendimentos gratuitos mediante preenchimento de ficha socioeconômica.

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Feevale está com vagas para atendimento na área de gagueira, motricidade oral (problemas de mastigação, deglutição, oclusão dentária - pessoas que estão usando aparelho ortodôntico e têm indicação de terapia fonoaudiológica concomitante), voz (rouquidão, para melhorar a projeção/entonação vocal - no caso de profissionais da voz).

Também está atendendo na área de aprendizagem (crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem), prótese auditiva (teste de próteses auditivas em pessoas com indicação médica para o uso e avaliação do desempenho de próteses auditivas em uso) e otoneurologia (exame otoneurológico para avaliar o funcionamento do labirinto em pessoas que tenham queixa de tonturas e vertigens; reabilitação vestibular em paciente com tonturas/vertigens e indicação médica para tal).

Os interessados devem entrar em contato com a Clínica-Escola de Fonoaudiologia pelo telefone (51) 3586.8800, ramal 8789.

A Feevale dispõe de atendimento sem ônus para quem comprovar carência, a partir da documentação e informações da ficha socioeconômica, que pode ser retirada na recepção do prédio Vermelho do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).
Ela é aberta a acadêmicos, colaboradores e comunidade em geral. 26/05/2008 às 10:27

MULTI IDÉIAS

Vamos lá pessoal, estamos preparando a nossa feira multidisciplinar. Em breve estaremos colocando as orientações para os trabalhos da feira no nosso blog. Profª Carla Melo.

sábado, 17 de maio de 2008

Nossos blogs

http://bloginterativoplangg.blogspot.com/

http://colegioplangg.blogspot.com/

http://plangg40,blogspot.com/

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu da Língua Portuguesa
Website http://www.estacaodaluz.org.br/
O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).
O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.
Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa".
O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

Um pouco de boa poesia...

João Cabral de Melo, Cecília Meireles, Mario Quintana ..., através da poesia, unem suas vozes às palavras de nomes expressivos do mundo da Educação, como Paulo Freire, Marilena Chauí, Philippe Perrenoud, Rubem Alves ... E, deixando vagar nossas emoções, lembranças, imaginação, nos falam sobre os tecelões do futuro.

Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manhã) que plana livre de armação. A manhã, toldo de um tecido tão aéreo que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(Tecendo a Manhã - João Cabral)

Sobre pessoas que marcaram e marcam nossa vidas,
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre"
(Pensamento - Cecília Meireles),

Sobre a mágica presença de estrelas,
"Se as coisas são inatingíveis ... ora!
Não é motivo para não querê-las ...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas"
(Das Utopias - Mario Quintana)

Sobre mestres inesquecíveis,
"(...) Ele me ensinou quase tudo o que sei: não só o tesouro oculto nas páginas de cada livro fechado, não só a maravilha de cada pequena ou grande descoberta, não só a comunhão com autores e leitores, mas a sabedoria da vida cotidiana."
"(...) Esse é o verdadeiro mestre: o que não castiga mas impele, o que não doutrina mas desperta a curiosidade e a acompanha, o que não impõe mas seduz, o que não quer ser modelo nem exemplo mas companheiro de jornada (...)"
(Lembro-me dele - Lia Luft)

Sobre a arte de ensinar e aprender, sobre conquistas, inquietações, recordações....... que nos fazem repensar o nosso papel enquanto professores e o papel do professor na vida de cada um. E, pensar sobre os nossos 10 Motivos para Ser Professor.

Ensinar requer o mesmo cuidado que se tem com a vida. Mas educar não é tarefa para todos, e sim para aqueles que reconhecem essa finalidade existencial e tratam o ofício como a vida deve ter.
Anísio Teixeira

CONVITE AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA ESCOLA PLANGG

Deixo aqui o convite a todos os professores e professoras da escola, para juntos elaborarmos tópicos para todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, favorecendo desta forma o nosso ambiente colaborativo de aprendizagem.
Espero vcs. Em breve, muito breve...
Marta

sexta-feira, 16 de maio de 2008

CAMINHA SOLIDÁRIA DIA 17 DE MAIO DE 2008

A comunidade escolar realizará Caminhada Solidária nas ruas do entorno da escola para arrecadação de alimentos - gêneros não perecíveis, vestuário e material escolar, com a finalidade de colaborar com as pessoas que sofreram perdas com as enchentes do Rio dos Sinos.
As doações serão destinadas aos nossos alunos e entidades que realizam serviços e assitência às famílias flageladas em Novo Hamburgo.
Participe você também, faça a caminhada conosco, faça a sua doação.
Posto de arrecadação junto a secretaria da escola.

Olá Comunidade Escolar do Colégio Estadual Eng Ignácio Christiano Plangg

É com muita satisfação que coloco a disposição de todos vocês, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral, o nosso primeiro blog, com o objetivo de criar um ambinete colaborativo virtual de aprendizagem.
Em nossa gestão escolar no ano de 2010 temos a seguinte equipe diretiva na escola:


Diretora:

Profª Marta Maria Liedtke Borges

Vice Direção:
Profª Marcia Loch - manhã
Profª Magda Isabel Schaeffer - tarde
Profª Silvia Berenice Brixner - noite

Coordenação Pedagógica:
Professora Marta Maria Liedtke Borges

A escola atende 28 turmas, sendo 10 turmas de ensino fundamental e 18 turmas de ensino médio, nos turnos manhã, tarde e noite.

Sejam Bem-Vindos!


Aquele abraço da Profª Marta Borges

Tecnologias na gestão da pesquisa

Tecnologias na gestão da pesquisa
Adaptação do texto de José Manuel Moran

A escola com as redes eletrônicas se abrem para o mundo, o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias, agilize as trocas entre alunos, professores, instituições. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho para se tornar uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente.

Tecnologias para a publicação

No fim de 2005, havia 15,5 milhões blogs no mundo. Um blog é criado a cada segundo.

Os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos do que pelos professores, principalmente, como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente, há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário.

Os blogs permitem a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica.
As grandes plataformas de educação a distância ainda não descobriram e incorporaram o potencial dos blogs e flog.

Os blogs, fotologs e videologs são outros exemplos de recursos interativos que permitem a publicação e troca de arquivos na Internet. Tais recursos apresentam possibilidades de fácil edição e atualização, bem como a participação de terceiros por meio de comentários ou colaborações. Esses recursos começaram a ser utilizados inicialmente no formato de textos, depois evoluíram para a publicação de fotos, desenhos e outras imagens e, atualmente, estão na fase de utilização de vídeos pela Internet.

Professores e alunos podem gravar vídeos de curta duração com câmeras digitais e disponibilizá-los, por exemplo, como ilustrações de um evento ou pesquisa ou mesmo para expressar suas idéias por meio de diferentes mídias (som, imagem, animação, vídeo...).