terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Que venha 2009

Que esse início de ano possamos enterrar algumas memórias, preservar outras tantas e assumir as responsabilidades da nossa vida, cortar as amarras, entregá-las a Deus e deixar brilhar a criatividade que há em nós, porque não há limites para o que pode acontecer quando alguém se torna verdadeiramente livre!

Desejo a todos vocês um 2009 de força, garra e determinação.
Saúde é benção e o resto vem com luta!

Vida é chuva, é sol
Um barquinho a rodar
Um retrato, um farol
Deus nos deu, Deus dará

Vida é o filho que cresce
Uma estrada, um caminho
É um pouco de tudo
É um beijo, um carinho

Vida é solidão
É a turma do bar
É partir sem razão
É voltar, por voltar

Vida é palco, é platéia
É cadeira vazia
É rotina, odisséia
É sair de uma fria
É um sonho tão bom
É a briga no altar

Vida, é um grito de gol
É um banho de mar
É inverno, verão

Vida, é mentira, é verdade
E quem sabe
A Vida, é da Vida
A razão

Compositores: C. Ludwig / R. Garay
Arranjador: Julio Herrlein

Tecnologias na gestão da pesquisa

Tecnologias na gestão da pesquisa
Adaptação do texto de José Manuel Moran

A escola com as redes eletrônicas se abrem para o mundo, o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias, agilize as trocas entre alunos, professores, instituições. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho para se tornar uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente.

Tecnologias para a publicação

No fim de 2005, havia 15,5 milhões blogs no mundo. Um blog é criado a cada segundo.

Os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos do que pelos professores, principalmente, como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente, há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário.

Os blogs permitem a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica.
As grandes plataformas de educação a distância ainda não descobriram e incorporaram o potencial dos blogs e flog.

Os blogs, fotologs e videologs são outros exemplos de recursos interativos que permitem a publicação e troca de arquivos na Internet. Tais recursos apresentam possibilidades de fácil edição e atualização, bem como a participação de terceiros por meio de comentários ou colaborações. Esses recursos começaram a ser utilizados inicialmente no formato de textos, depois evoluíram para a publicação de fotos, desenhos e outras imagens e, atualmente, estão na fase de utilização de vídeos pela Internet.

Professores e alunos podem gravar vídeos de curta duração com câmeras digitais e disponibilizá-los, por exemplo, como ilustrações de um evento ou pesquisa ou mesmo para expressar suas idéias por meio de diferentes mídias (som, imagem, animação, vídeo...).