sexta-feira, 16 de maio de 2008

Olá Comunidade Escolar do Colégio Estadual Eng Ignácio Christiano Plangg

É com muita satisfação que coloco a disposição de todos vocês, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral, o nosso primeiro blog, com o objetivo de criar um ambinete colaborativo virtual de aprendizagem.
Em nossa gestão escolar no ano de 2010 temos a seguinte equipe diretiva na escola:


Diretora:

Profª Marta Maria Liedtke Borges

Vice Direção:
Profª Marcia Loch - manhã
Profª Magda Isabel Schaeffer - tarde
Profª Silvia Berenice Brixner - noite

Coordenação Pedagógica:
Professora Marta Maria Liedtke Borges

A escola atende 28 turmas, sendo 10 turmas de ensino fundamental e 18 turmas de ensino médio, nos turnos manhã, tarde e noite.

Sejam Bem-Vindos!


Aquele abraço da Profª Marta Borges

3 comentários:

  1. E ai Pessoal!
    Estou esperando a colaboração e a participação de vocês...
    bjs
    Sora Marta

    ResponderExcluir
  2. Legal psôra!!!
    Bjinhosssss
    AL Maria (Ctba)

    bialbr_profi@hotmail.com

    ResponderExcluir

ACRESCENTE AQUI SEU COMENTÁRIO.
LEMBRE-SE QUE TODOS PODERÃO ACESSA-LO.

Tecnologias na gestão da pesquisa

Tecnologias na gestão da pesquisa
Adaptação do texto de José Manuel Moran

A escola com as redes eletrônicas se abrem para o mundo, o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. A escola contribui para divulgar as melhores práticas, ajudando outras escolas a encontrar seus caminhos. A divulgação hoje faz com que o conhecimento compartilhado acelere as mudanças necessárias, agilize as trocas entre alunos, professores, instituições. A escola sai do seu casulo, do seu mundinho para se tornar uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente.

Tecnologias para a publicação

No fim de 2005, havia 15,5 milhões blogs no mundo. Um blog é criado a cada segundo.

Os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos do que pelos professores, principalmente, como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente, há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário.

Os blogs permitem a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica.
As grandes plataformas de educação a distância ainda não descobriram e incorporaram o potencial dos blogs e flog.

Os blogs, fotologs e videologs são outros exemplos de recursos interativos que permitem a publicação e troca de arquivos na Internet. Tais recursos apresentam possibilidades de fácil edição e atualização, bem como a participação de terceiros por meio de comentários ou colaborações. Esses recursos começaram a ser utilizados inicialmente no formato de textos, depois evoluíram para a publicação de fotos, desenhos e outras imagens e, atualmente, estão na fase de utilização de vídeos pela Internet.

Professores e alunos podem gravar vídeos de curta duração com câmeras digitais e disponibilizá-los, por exemplo, como ilustrações de um evento ou pesquisa ou mesmo para expressar suas idéias por meio de diferentes mídias (som, imagem, animação, vídeo...).